quarta-feira, 25 de julho de 2007

Apresentação e motivação

Ontem, 24 de Julho de 2007, tomei uma decisão um tanto quanto drástica: Por motivo de espaço em HD (e algumas experiências má sucedidas em meu Ubuntu), optei por reformatá-lo, deixando um espaço mínimo para o Windows® (entenda-se 15 Gb), e o restante somente para o Linux, já que o primeiro em casa tornou-se não um SO, mas sim um Sistema Reserva, pois só estava usando-o em último caso, quando algum aplicativo que eu precisava urgentemente não me era possível no Ubuntu e eu não dispunha de tempo para procurar algo compatível ou tentar via wine.

Porém o acaso nos prega peças... e após ir aumentando minha irritação ao tentar por diversas vezes redimensionar aquela partição NTFS com o Partition Magic e este só me retornar erros, fiz a pergunta derradeira: "Amor, posso tirar o Windows?", minha resposta ao mesmo tempo me deu orgulho e uma certa vergonha: "Você é quem sabe, só você tá usando ele mesmo..." (minuto de silêncio). Pois é, orgulho por minha esposa estar usando absolutamente Linux, vergonha por ouvir que eu ainda tô usando 'aquele outro'...

Após isso decidi: Windows não mais. Formatei geral, fiz somente uns backups de alguns documentos que tinha na partição, dos winks de minha esposa que adora isso no MSN (vamos ver se vai funcionar) e pronto. Só um único problema: Sempre que eu instalo o Ubuntu, seja após alguma atualização de versão, ou alguma *erda que eu tenha feito, passo pelo mesmo sufoco... vai procurar tutorial aqui e ali dos aplicativos que mais uso, das configurações necessárias... etc, etc, etc... Então esse blog é extremamente de cunho pessoal para centralizar em algum local os programas que utilizo, com links, tutoriais, manuais e afins. Dessa forma, caso alguem 'caia' aqui também pode vir encontrar alguma informação útil.

Após concluida a instalação e efetuadas todas atualizações necessárias, minha primeira providência sempre é essa:

Problema com som

Absolutamente não consigo trabalhar sem som, e o Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn) ao ser instalado em meu micro (em outro post eu detalho todo o hardware) me irrita, pois todo e qualquer evento que tenha som provoca um "apito" extremamente irritante. Consegui solucioná-lo seguindo o procedimento abaixo:

editando o arquivo alsa-base com o comando:
vim /etc/modprobe.d/alsa-base

comentei a última linha:
#options snd-cmipci mpu_port=0x330 fm_port=0x388

como não tinha certeza de qual modelo utilizar, acrescentei as duas opções abaixo, e, na base da 'tentativa e erro' (entenda-se: reinicia/não funciona/tenta novamente/funciona), deixei da seguinte forma:
#options snd-hda-intel model=auto
options snd-hda-intel model=3stack

Nenhum comentário: